O Correto, o Justo e o Honesto


À primeira vista, parecem-me sinônimos. Mas pensando um pouco melhor acredito que são muitas as diferenças. Estas diferenças interferem no nosso julgamento perante uma situação.


Para não incorrer em erros, resolvi procurar o significado destas palavras em um dicionário. Escolhi o MICHAELIS, que pode ser acessado gratuitamente em http://michaelis.uol.com.br, e verifiquei que:

correto
cor.re.to
1 Sem erros. 2 Corrigido, emendado. 3 Exato, irrepreensível. 4 Digno, honesto, íntegro. 5 Esmerado, perfeito. 6 Relativo a grupos ou minorias tradicionalmente consideradas inferiores, devido à idade, raça, sexo, deficiência física, classe, posição política ou orientação sexual. Ex: O diretor do jornal pediu que usássemos expressões politicamente corretas nas matérias.

justo
jus.to
1 Conforme à justiça, à razão e ao direito. 2 Reto, imparcial, íntegro. 3 Exato, preciso. 4 Dir Legítimo. 5 Que tem fundamento; fundado. 6 Merecido: Pena justa. 7 Que ajusta bem, que se adapta perfeitamente. 8 Ajustado. 9 Estreito, apertado, cingido. sm 1 Homem virtuoso, que observa exatamente as leis da moral ou da religião. 2 O que é conforme à justiça. 3 gír Chefe de polícia. adv Exatamente, justamente. J. defesa: legítima defesa. J. preço: preço que corresponde ao valor das coisas. J. título, Dir: qualquer modo legítimo de adquirir, independentemente do direito transmitente. Bater o justo: dizer a verdade. Como de justo: como se deve, como se espera. Justo como beiço de bode: certo no alinhamento.

honesto
ho.nes.to
1 Honrado, probo. 2 Reto, consciencioso, sério, digno de confiança. 3 Justo, escrupuloso. 4 Imparcial. 5 Veraz. 6 Decente, decoroso, virtuoso. 7 Casto, pudico, recatado.

© 1998-2009 Editora Melhoramentos Ltda. © 2009 UOL - O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados 

Quando você é flagrado trafegando a 87km/h em uma via em que o limite é 80km/h você não está agindo de forma correta, pois está acima da velocidade indicada. Se um equipamento eletrônico registra sua velocidade deve-se considerar uma margem de erro de 10%, assim, estando a 87km/h não será aplicada multa. Isso é correto? E se o motorista "aprende" este macete, poderá se educar para andar dentro dos tais 10% acima da velocidade? É honesto isso?

Quando você paga impostos (se os paga, claro!) você está sendo correto. Mas é justo que o Governo não lhe proporcione saúde, segurança, vias de trânsito, transporte, eficiência na aplicação de verbas, etc, etc, com a mesma agilidade com que cobra os impostos? Neste caso, seria honesto sonegar impostos?

E caso resolva sonegar impostos, estaria sendo honesto consigo mesmo? Dormiria com a consciência tranquila?

Hoje em dia acredito que devemos nos perguntar se algo é correto, justo e honesto. E muitas questões acabam não sendo unânimes.

É correto votar coerentemente com suas convicções.
É justo cobrar do seu candidato que ele cumpra seu mandato segundo o que foi prometido.
É honesto o eleitor não se vender por dinheiro ou ideologias de moda.

Assim ser correto, justo e honesto é prática que anda em desuso. É normal ver pessoas que andam a 100km/h onde o limite é 70km/h, e quando chegam nos radares de fiscalização, enfiam o pé no freio. Passam "bonitinho" no radar para logo em seguida acelerar seus carros.

É comum pessoas com "gatos" em suas TVs a cabo. É 'natural', já que os próprios técnicos da NET, TVA, Sky, etc, etc oferecem um "jeitinho" para liberar todos os canais.

É prática comum ver pessoas fingindo dormir em assentos destinados a idosos, gestantes e deficientes nos transportes públicos.

É cotidiano o sofrimento de quem usa o transporte público. Empurra-empurra no metrô é o que mais se vê. Trens e ônibus lotados nos horários de pico parecem ser um problema sem solução.

Linhas de pipas com CEROL nas periferias é o que mais se vê.

Carros com dispositivos sonoros que imitam ambulâncias é a grande novidade para burlar vias congestionadas.

Filmes piratas.
Jogos piratas.
PlayStations destravados.
TV a Gato.
Energia a Gato.
Água a Gato.
Internet a Gato.
MP3s baixados da internet... aproveito e pergunto, quem já comprou um MP3???
iPhones com JailBreak exclusivamente para usar apps pirateados.

Cachorros que sujam as calçadas e madames que nem se dão ao trabalho de olhar para os cocôs de seus "filhinhos".

Estamos perdendo a noção do que é correto. Do que é justo e honesto. Infelizmente percebo uma sociedade cada vez mais desonesta na hora de cobrar de si mesmo posturas diárias.